Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
https://sj-cluny.org/9-de-setembro-festa-de-Sao-Pedro-Claver
      9 de setembro, festa de São Pedro Claver

9 de setembro, festa de São Pedro Claver

Invocamos de modo especial os Santos Patronos da Congregação : Santa Teresa d’Ávila e São Martinho, São Francisco Xavier e São Pedro Claver. Com eles aprendemos a unir a intimidade com o Senhor e o zelo corajoso ao serviço da Missão (Prescrições do Capítulo Geral, 2000)


São Pedro Claver

1580-1654 – S. Pedro Claver, missionário espanhol jesuíta na América Latina, é conhecido como:

  • "Apóstolo das Índias Ocidentais" e
  • "Escravo dos escravos".

Tocado pelo apelo a ir para onde realmente precisavam dele, Claver abandonou os seus estudos de teologia sem os ter completado e em 1610 foi para Cartagena, Nova Granada (actualmente a Colômbia). Na sua Profissão estipulou "que nunca aceitaria qualquer inferioridade entre os escravos africanos", e para que não houvesse dúvida, proclamou-se seu escravo, acrescentando à sua assinatura ’ethiopium semper servus’ (Servo para sempre dos Etíopes/Africanos).

Durante os 38 anos de vida que lhe restavam, Claver viveu em Cartagena, um dos portos das Caraíbas mais importantes na América Latina, por onde os escravos eram importados! Ele não tinha nenhum programa social; simplesmente orientava a sua vida para as necessidades básicas dos escravos, muitas vezes doentes, que chegavam às costas da América.

Não era um padre "revolucionário", pretendendo mudar a sociedade ; tinha simplesmente a preocupação pelos escravos e exortava os senhores esclavagistas a darem prova de humanidade. Morreu da peste a 8 de Setembro de 1654 e foi canonizado em 1887.

Três anos mais tarde foi declarado Santo Patrono dos missionários que trabalhavam entre os escravos ; é por isso que foi escolhido como Patrono particular pelas Irmãs de Cluny.

Celebramos a sua festa a 9 de Setembro.

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Províncias