Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/COP23-697

COP23

Por ocasião da 23ª convenção-quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (COP23) que se realizou conjuntamente em Bona (Alemanha) e nas Ilhas Fidji de 6 a 17 de novembro de 2017, o papa dirigiu uma mensagem a todos os participantes.


O Soberano Pontífice lembra os objectivos desta conferência patrocinada pelas Nações Unidas, que prossegue uma “outra frase importante do Acordo de Paris (adoptado a 12 de dezembro de 2015): “ o processo de definição e da construção de linhas de conduta, de regras e mecanismos institucionais a fim de que seja realmente eficaz e à medida de contribuir na prossecução dos objectivos complexos que se fixa”.

Lembra a necessidade “de manter elevada a vontade de colaboração”. Francisco renova para este feito “um convite urgente para renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.”. (cf Encíclica Laudato Si, nº 14)

Adverte-nos novamente contra as “quatro atitudes perversas” que já denuncia na Laudato Si: “ a negação do problema”, “à resignação acomodada” e “à confiança cega nas soluções técnicas” (nº 14)

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO À 23ª SESSÃO DA CONFERÊNCIA DOS ESTADOS-PARTE DA CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS (COP23)

Texto da encíclica Laudato si’

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias