Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Canonizacao-da-Madre-Teresa
      Canonização da Madre Teresa

Canonização da Madre Teresa

Sinceras felicitações às Missionárias da Caridade por este privilégio único da elevação da sua Fundadora, Madre Teresa, à Santidade como Santa Teresa de Calcutá. Unimo-nos ao coro universal de alegria e de gratidão, especialmente a Bengale ocidental na Índia, pedindo a sua poderosa intercessão.


É também a altura de lembrar algumas preciosas recordações em que os caminhos das Irmãs de S. José Cluny se cruzaram com os da Madre Teresa.

A Irmã Joseph Walsh, uma Irmã irlandesa que trabalhou na Índia durante anos, apoiou estreitamente a Madre Teresa nos primeiros tempos da sua difícil missão e, evidentemente houve uma compreensão mútua, a nível muito profundo. Os extratos seguintes foram tirados dum artigo publicado no “The Herald”, por ocasião do jubileu de diamante da Irmã Joseph.

Quando a Madre Joseph era a Superiora da nossa comunidade de Chandernagor,

o dispensário aumentou e foi construída uma creche para órfãos e crianças abandonadas. Dúzias de crianças encontradas pela Madre Teresa foram entregues à Madre Joseph que se tornou para elas uma mãe adoptiva e uma amorosa protetora. Um dos rapazinhos é hoje sacerdote e é o orgulho e a alegria da Madre Joseph.

JPEG - 36.6 kb
Madre Teresa com a Irmã Joseph

Durante a doença da Madre Joseph:

Numa outra ocasião, a Madre Joseph caiu, repentinamente doente (em Lavinia House, Calcutá) o que surpreendeu todas as Irmãs. A Madre Joseph passou dias em coma, enquanto os médicos tentavam diagnosticar e tratar a doença. As Irmãs pediram orações aos Padres e religiosas da cidade de Calcutá. Um dia em que o Cardeal Lawrence Piachy e a Madre Teresa de Calcutá vieram pessoalmente rezar junto da Madre Joseph, a Madre Teresa disse, com humor à Madre Joseph durante um dos raros momentos de lucidez desta: “Pedi a S. Pedro para não lhe abrir ainda a porta do Paraíso”. A doente respondeu-lhe com o mesmo humor: “De certo que ele não vai ouvi-la”. E caiu novamente em coma.

A Madre Teresa pede à Madre Joseph a sua bênção antes de partir em viagem:

Na Casa diocesana, na véspera da sua primeira partida para a China, a Madre Teresa começou por me pedir a minha bênção em vez de me dar a sua!
Foi um privilégio para a nossa comunidade de Betânia em Darjeeling oferecer hospitalidade à Madre Teresa e suas Irmãs que passaram connosco uma semana durante os preparativos para a fundação da sua primeira comunidade em Shishubhawan, Darjeeling.

Imensas Irmãs de S, José de Cluny tiveram a grande alegria de se encontrar com a Madre Teresa e de serem por ela abençoadas e continuam a sê-lo quando vão visitar a Casa-Mãe das Missionárias da Caridade em Calcutá. Estas experiências são sempre momentos estimulantes.

Santa Teresa de Calcutá, rezai por nós!

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias