Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Encontro-colaboracao-emancipacao
      Encontro, colaboração, emancipação

Encontro, colaboração, emancipação

Resposta aos sinais dos tempos

Eis uma história que merece ser contada! Mulheres e crianças de Diviseema e Kothuru, regiões costeiras urbanas e pobres do Estado de Andhra Pradesh na Índia, algumas Irmãs de Cluny da Província do Sudeste e um cidadão britânico! Que poderiam ter em comum?


Trata-se duma parceria que se estabeleceu ao longo dos anos. A sua evolução realizou-se pela observação, escuta, reflexão e ação. Eis o que significa “ler os sinais dos tempos”… e o resultado é: encontro, colaboração e emancipação.

Nos seus apostolados as Irmãs de Cluny encontram todos os dias mulheres e crianças. Encontraram igualmente Peter Winchester, titular de um doutorado em Ciências do Desenvolvimento, que trabalhava na região, e assim nasceu uma relação de colaboração. Como disse Peter:

A razão pela qual admiro tanto as irmãs é que elas representam a continuidade e eu gostaria de as ajudar a continuar!

Peter fundou a FONDAÇÃO DIVI SEEMA para ajudar a melhorar a vida das pessoas mais pobres destas regiões. Fê-lo, mantendo o trabalho das “irmãs locais”. Com a implicação das irmãs, a fundação pode prestar ajuda ao nível local e concreto, com fundos que vão diretamente aos mais necessitados, e a gestão é assegurada pelas irmãs. A colaboração não se faz sempre unicamente entre as irmãs e a fundação. Pela observação, a escuta e a reflexão com as mulheres, a colaboração estende-se aos que efectivamente têm necessidade. É a sua voz que tem maior importância.

A emancipação das mulheres realiza-se por meio de grupos femininos de poupança, coordenados pelas irmãs. 10 ou 15 mulheres reúnem-se e juntam uma pequena quantidade de dinheiro. A Fundação Divi Seema gere então estas poupanças, permitindo às mulheres de subscrever pequenos empréstimos, de criar pequenos comércios e assim melhorarem a sua vida. Actualmente são beneficiadas cerca de 3000 mulheres. As irmãs também se ocupam das escolas infantis para os seus filhos, o que permite às mães de trabalhar e aos filhos mais velhos, seguirem a sua educação.

As irmãs são igualmente apoiadas pela Fundação Divi Seema na formação dada às crianças nos lares e nos Parlamentos de Crianças, As crianças aprenderem a ajudarem-se mutuamente, a descobrirem as necessidades que vêem nas aldeias ou vilas, a transmitirem isso aos seus pais que, de seguida, as fazem chegar ao governo local. É um programa que coloca o acento na educação, na tomada de consciência e na cooperação.

Faz igualmente parte do apostolado das irmãs, apoiado pela fundação, cuidados médicos básicos pelas mordeduras de serpentes, febre tifóide e dores de costas. As irmãs ensinam como se devem alimentar e como plantar legumes. As mulheres ajudam-se entre si e partilham o fruto dos seus trabalhos.

A relação de ENCONTRO, COLABORAÇÃO e EMANCIPAÇÃO teve depois efeitos concretos em cerca de 6000 famílias. Para ter uma melhor ideia desta parceria dinâmica entre as mulheres e as crianças. as Irmãs de Cluny e a Fundação Divi Seema, pode ver a trilogia de filmes disponíveis em:
Divi Seema Films

Divi Seema (16:13 mins)

Benefits of Cooperation (5:37 mins)

Divi Seema: Voices of Women (22:43 mins)

Veja as atividades da Fundação: Divi Seema Activities

Boletim informativo: Divi Seema Newsletter

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias