Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Festa-de-Soeur-Claire-Houareau-nossa-Superiora-Geral
      Festa de Sœur Claire Houareau, nossa Superiora Geral

Festa de Sœur Claire Houareau, nossa Superiora Geral

na Casa Mãe em Paris

Festejamos a nossa Superiora geral a 15 de agosto, dia da festa da Assunção porque a Virgem Maria é a Superiora geral perpétua da Congregação. Este ano antecipámos para 13 de agosto.


Neste belo dia de festa, queremos dar-Te graças, Senhor, por todas as maravilhas com que cumulas a nossa superiora geral, Sœur Claire Houareau. Bendito e louvado sejas, Senhor, pela tua serva e pela família que formamos. Com Soeur Claire, cantamos: « Maravilhas, maravilhas que fez por nós o Senhor !»

Celebração eucarística

Começámos a festa pelo tempo forte e sagrado da Eucaristia, « fonte e cume da nossa vida» celebrada na nossa bela capela da Casa Mãe.

As Irmãs Sushma et Nisha (junioristas da Província da Índia do Norte/Nepal) fazem-nos entrar na nossa celebração com uma dança que traduz a grandeza, a glória, a magnificência do Senhor. A Irmã Claire e o Padre Joseph seguem-nas com passo solene, pela ala central até ao coro para aí receber o rito indiano de acolhimento.

Do fundo da capela, as nossas Irmãs de língua portuguesa, com passos cadenciados, fazem a procissão da Palavra e das oferendas.

A oração universal é rezada nas 4 línguas : francês, inglês, português e espanhol e os cânticos reafirmam o louvor dos nossos corações abertos às dimensões do mundo!

Retomando as palavras do papa Francisco durante a sua audiência geral de 12 de agosto de 2015 às famílias : « A nossa celebração, em tons do arco-íris, é como um oásis onde paramos para saborear a alegria do encontro e saciar a nossa sede de Deus ».

Um serão de festa

A festa continua no pátio interior, na alegria de estarmos juntas em torno da Irmã Claire. As Irmãs dos diferentes países apresentam cânticos, danças, sketches e oferecem os seus presentes. Até a nossa assistente, Irmã Carmen, no seu número improvisado, faz rir às gargalhadas a Irmã Claire e todas as Irmãs com o seu presente dado pela Irmã Marie Isabelle Caspar e Irmã Thérèse Michelot durante o seu « pequeno teatro » : avental de serviço para a liderança. Um avental vindo de Savoie e que vai partir finalmente até à Austrália pois a Irmã Claire entregou-o à Irmã Ann Stevens, de passagem na Casa Mãe neste belo dia de festa.

Não há festa sem ágape fraterno : no meio do espetáculo um bom buffet nos espera. Todas estão felizes por se restaurar enquanto conversam umas com as outras. Nova forma de votos muito apreciada no dizer de muitas de nós !

Guardamos esta mensagem que a Irmã Claire nos dirige para encerrar o serão : « sejamos peritas em comunhão ».

Esta noite, para concluir este dia de festa, rezemos ao Senhor por intercessão da Bem-aventurada Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação.

Oração por intercessão de Ana Maria Javouhey feita pelas nossas Irmãs de Rouen

Refrão : Senhor, nós te pedimos

  • Em Jallanges, Ana Maria Javouhey nasceu e viveu a sua infância numa família numerosa, cristã e unida. Que ela vele hoje pelas famílias que duram e querem viver na fidelidade aos seus compromissos cristãos. Que ela venha em ajuda das famílias desunidas, monoparentais ou reconstituídas e dos seus filhos.
  • Muito jovem, Ana Maria Javouhey quis educar e catequizar as crianças da sua aldeia. Que ela vele hoje pelos pais, educadores e catequistas que se esforçam por despertar a fé nos jovens. Que ela venha em ajuda de todas as crianças e jovens que não são batizados e a quem nunca se fala de Deus.
  • Durante a Revolução, Ana Maria Javouhey conduzia de noite, os padres refratários que iam celebrar a missa nas granjas vizinhas. Que ela vele hoje por todos os cristãos e seus pastores perseguidos no mundo inteiro. Que ela venha em ajuda dos que são presos ou expulsos do seu país por causa da sua fé em Jesus Cristo.
  • Fundadora duma Congregação apostólica, Ana Maria Javouhey quis enviar as suas Irmãs a levar o Evangelho até aos confins do mundo. Que ela vele hoje pelos missionários e seus cooperadores que vêm em ajuda das populações pobres e lhes falam de Deus. Que ela venha em ajuda dos missionários desanimados e de todos aqueles cujas vidas estão ameaçadas.
  • Ansiosa por educar para a liberdade, Ana Maria Javouhey quis libertar os escravos em África e na Guiana. Que ela vele hoje por todos os prisioneiros e reféns em todo o mundo. Que ela venha em ajuda de todos os escravos do nosso mundo moderno, escravos do álcool ou da droga, do sexo, do poder ou do dinheiro.
  • Responsável da sua Congregação, Ana Maria Javouhey conheceu a incompreensão dum bispo e uma sanção que a privou dos sacramentos. Que ela vele hoje pelo nosso papa Francisco e por todos os pastores da Igreja, dispensadores da Eucaristia e do perdão de Deus. Que ela venha em ajuda de todos aqueles que, por falta de sacerdote ou pela sua situação familiar não têm acesso aos sacramentos.
  • Envelhecida, Ana Maria Javouhey regressou para morrer pacificamente no meio das suas Irmãs. Que ela vele hoje pelas nossas Irmãs idosas e pelas nossas Irmãs doentes. Que ela venha em ajuda de todos os que vão morrer sós e sem o conforto dos sacramentos.

Oremos :

« Senhor nosso Deus, tu suscitaste a Bem-aventurada Ana Maria Javouhey para fundar uma Congregação que responde às necessidades do seu século. Que ela nos ensine hoje a servir os novos escravos, as crianças, os pobres e os doentes do nosso tempo, com a mesma inteligência inventiva e com o mesmo amor.
Nós to pedimos por Jesus Nosso Senhor. Ámen »

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias