Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Laudato-si-Louvado-sejas
      Laudato si’ «Louvado sejas!»

Laudato si’ «Louvado sejas!»

Publicada a 18 de junho de 2015, a encíclica ‘laudato si’ do papa Francisco, com o sob título “Sobre o cuidado da casa comum” é um grito de alarme diante da crise ecológica e um apelo à responsabilidade individual e colectiva. A constatação é: a terra sofre por causa do “uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou” e as primeiras vítimas são os mais pobres…


“O grito da terra junta-se ao grito dos pobres para fazerem um só e não se encontrará remédio no grito da terra sem encontrar um remédio no grito dos pobres”

O Papa convida-nos a empreender um caminho de conversão que deve nos conduzir a uma renovação das nossas relações com o mundo que nos rodeia, com o outro e com Deus.

Ele lança-nos “um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta” (nº4). “A gravidade da crise ecológica obriga-nos, a todos, a pensar no bem comum e a prosseguir pelo caminho do diálogo que requer paciência, ascese e generosidade, lembrando-nos sempre que «a realidade é superior à ideia”(nº 201).

Ele dirige uma mensagem a todos os homens de boa vontade, crentes e não crentes: “o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor” (nº12).

Carta encíclica Laudato Si’

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias