Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Noticias-diarias-23-de-junho

Notícias diárias - 23 de junho

“Dentro de um século, a partir de hoje, que dirão desta nossa viagem nestes tempos? E quem terão sido os “shapers” (aqueles que moldaram…")


As delegadas passaram algum tempo, nestes últimos três dias, a terminar o trabalho capitular, a avaliar e a refletir sobre estas cinco semanas de viagem em comum.

Houve momentos sagrados de Partilha da Fé, diálogos entre entidades e as possibilidades de viver a reestruturação na realidade; foram revistas as Orientações do Capítulo Geral de 2012 sobre o “ COMITÉ DE INTERESSE GLOBAL CLUNY” e ainda outras propostas.

Na tarde de 22 de junho, as delegadas tiveram um “Momento de reconhecimento” cheio de emoção. Em nome de toda a Congregação, a Soeur Clare Stanley, nova Superiora Geral, exprimiu a sua gratidão a Soeur Claire Houareau, antiga Superiora Geral, pela sua liderança e animação enquanto Conselheira Geral e Superiora Geral. Seguidamente houve uma palavra de gratidão à antiga do Conselho Geral.

O d 23 de junho foi um dia de avaliação e de apreço por todas as que contribuíram para fazer deste Capitulo um sucesso. As três delegadas agradeceram oficialmente à Soeur Catherine Ryan, a animadora, às tradutoras, às secretárias, todas as pessoas envolvidas no secretariado e à comunidade do Sagrado Coração da Casa Mãe.

Para terminar, a Soeur Clare Stanley, a Superiora geral, deu uma mensagem de encerramento forte e muito comovente a toda a Congregação e declarou encerrado o Capítulo Geral de 2018.

As delegadas do Capítulo desejam agradecer a todas as nossas Irmãs, amigos e associados por terem viajado connosco e rezado por nós, durante os dias do Capítulo. O amor e as bênçãos de Deus, para TODOS .

Quando nós delegadas chegarmos às nossas casas, continuaremos a meditar no texto intitulado: “ a viagem” escrita em 1954, por Lilian Smith (1897-1966) e que nos foi lida pela Soeur Catherine Ryan, a animadora do nosso Capítulo Geral.

“Dentro de um século, a partir de hoje, que dirão desta nossa viagem nestes tempos?
E quem terão sido os “shapers” (aqueles que moldaram…) Quem mais terá transformado o futuro?
Os sonhadores de esperança que eram suficientemente fortes para sofrer pelo futuro?
Os pessimistas receosos que estavam convencidos que o sonho e a esperança eram apenas param os que dormem e não para os que continuam despertos, em qualquer idade?

Dentro de um século a partir de agora, a esperança e o humor serão suficientemente fortes para permitir viver com perguntas sem respostas?
Ou será que a dor, e a idade de transição não trazem um recuo em relação às antigas respostas que já não conhecem as nossas questões?

Dentro de um século, a partir de hoje, viajámos efetivamente….para trás ou para a frente?
A direção não pode ser dada pelas circunstâncias, os verdadeiros viajantes sabem que a direção é sempre escolhida pelos que fazem a viagem.
Quem escolhe a direção?
A questão é sempre a mesma….

Dentro de um século, que dirão da nossa agem humana, destes tempos?
E quem foram os “ sahapers” (aqueles que construíram)

1 réaction


25 de Junho 11:06, por irmã Almerinda

 
Querida Soeur Clare Stanley
e Irmãs Capitulares
Um sincero obrigada, pelas noticias diárias,foi maravilhoso acompanhar o desenrolar do Capítulo. Sentíamos toda a Congregação em Pentecostes....
A viagem foi feita...de modo diferente, também a fizemos em comunhão orante convosco. É hora de viver a direcção do Espírito
abraço afectuoso do Noviciado 
Ir. Almerinda Mria Alves

- Responder a esta mensagem


 

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias