Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Sao-Pedro-Claver

São Pedro Claver

O apóstolo das Índias ocidentais e o escravo dos escravos. Ele também é um patrono das Irmãs de São José de Cluny.


Nasce em 1580 perto de Barcelona numa família de camponeses espanhóis. Bom aluno, faz os seus estudos nos Jesuítas antes de entrar aos 20 anos no noviciado da Companhia de Jesus. Enviam-no para o convento de Maiorca onde cria laços de amizade com o irmão Alphonse Rodriguez, que lhe fala das Américas. Cresce então nele o desejo de partir em missão para o Novo Mundo.

Chega em 1610 à Colômbia, a Cartagena, onde se torna padre. Neste porto desembarcam centenas de escravos negros, amontoados em porões de navios negreiros. São tratados como animais. Desde 1605, um jesuíta, o padre Alonso de Sandoval defende a sua causa.
Pedro Claver continua a sua ação. Alimenta-os, cuida deles, veste-os, consola-os, evangeliza-os. Dedica-se também aos condenados à morte e a todos os mais infelizes. Morre, esgotado física e moralmente, atingido pela peste a 8 de Setembro de 1654. Está sepultado em Cartagena. Foi canonizado em 1887.

É chamado o apóstolo das Índias ocidentais e o escravo dos escravos. Celebramo-lo a 9 de Setembro.

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias