Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Visitas-do-Conselho-Geral-em-2017
      Visitas do Conselho Geral em 2017

Visitas do Conselho Geral em 2017

Um aspeto da Missão da Superiora Geral e do Conselho Geral é a visita aos diversos locais de vida da Congregação. Estas visitas compreendem as visitas canónicas (visita oficial da Província, Vice-Província ou Região); a preparação para os votos perpétuos, sessões com os conselhos provinciais ou grupos de irmãs por diversos motivos; ou ainda visitas para ajudar e apoiar as responsáveis locais sobre um assunto específico. Podem informar-se regularmente; poderão ser indicadas outras visitas no site. Agradecemos que se unam à nossa oração pela proteção das nossas irmãs em viagem e pelo bom desenrolar das visitas.


23 abril - 30 abril : Sessão de formação para os Conselhos provinciais

Sœur Carmen Moranville e Irmã Verónica Tyimuma animaram a sessão de formação para os conselhos provinciais das províncias de de Seychelles / Tanzânia, Reunião e Madagascar. Esta sessão foi a última das sessões de formação para os conselhos provinciais. Ver as fotos em:Cluny Flickr.

18 abril – 5 maio : visita canónica da Região do Paraguai e da Argentina

Sœur Claire Houareau visitou a Região do Paraguai / Argentina. Foi acompanhada da Sœur Maria Isabel Vazquez, conselheira geral da região.
Para saber mais sobre esta região, clique no link : Paraguay / Argentine

4 abril – 14 abril : visita canónica da Província de Angola/Guiné Bissau

Sœur Claire Houareau concluiu a sua visita da província com a visita das duas comunidades da Guinée-Bissau. Sœur Claire foi acompanhada da Irmã Veronica Tyimuma.

31 março – 10 abril : visita canónica da Província das Antilhas/Guiana francesa

Ao longo desta primeira parte da vista canónica, Sœur Carmen Moranville visitou as 5 comunidades da Guadeloupe e as 2 comunidades na Martinica. Ela visitará a Guiana francesa numa data posterior

27 março - 31 março: Visita à Itália

Sœur Claire Houareau visitou as duas comunidades na Itália Roma e Sezze. Sœur Carmen Moranville acompanhou-a de 27 a 29 de março.

15 março - 30 março: Visita amigável

IrmãVeronica Tyimuma visitou as nossas irmãs de Kinshasa. As 3 comunidades foram integradas na província da África Central..

9 março - 14 março : Sessão de formação para os Conselhos provinciais

Sœur Clare Stanley e Sœur Joan Van der Zyden participaram na sessão de formação dos conselhos provinciais das províncias deIrlanda/ Grã-Bretanha, de África do Oeste e dos EUA/Canadá.
Photos on [Cluny Flickr
>https://www.flickr.com/photos/142508620@N02/albums/72157675351769883]

25 fevereiro - 5 março: Visita à Polónia

Sœur Claire Houareau visitou a nossa comunidade de quatro irmãs de Lublin na Polónia.Era a primeira visita de Soeur Claire a esta comunidade.
Clique no link para ver as fotos da visita.
Poland pictures

15 de fevereiro – 7 março: visita canónica

Sœur Carmen Moranville está em visita canónica na Província de Haiti composta por 13 comunidades com cerca de 70 irmãs. Para saber mais sobre a província de Haiti, clique no seguinte link: : Province d’Haiti

15 fevereiro - 20 fevereiro : Associação de antigos alunos de Moyamba

Sœur Clare Stanley está de visita a Londres para um encontro com a Associação de antigos alunos de Moyamba (Serra Leoa). Ela usará da palavra durante um acontecimento para angariação de fundos para as nossas escolas em Moyamba.

11 fevereiro - 16 fevereiro : Sessão de formação para os Conselhos provinciais

As Irmãs Maria Isabel Vazquez e Matilde Faneca estão em Portugal para dinamizarem uma sessão de formação para os conselhos provinciais de Portugal e de Espanha.

30 janeiro - 8 fevereiro : Visita à Reunião

Sœur Carmen Moranville visitou a Reunião por ocasião do bicentenário da sua fundação.

  • A 1 de fevereiro na Montagne, os 16 chefes de estabelecimento das nossas escolas participaram numa conferência proferida por Monsieur Raoul Lucas Professor e Investigador na Universidade da Reunião tendo por tema: “O papel das Congregações religiosas no ensino e na educação, ontem e hoje…”
  • No sábado, dia 4, foi a vez de Sr Marie Suzel Gérard cativar o auditório de pais do Sul da ilha reunidos na nossa escola de São Pedro. Era a ocasião de falar dos Associados Cluny!
  • Enfim, na quarta-feira, dia 8, na Escola da Imaculada Conceição de São Denis, 70 professores do Norte da ilha tornaram-se “alunos” durante um encontro com o Professor Lucas.

A visita da tutela prevista no liceu Santa Suzana nos dias 6 e 7 durou apenas um dia: o ciclone Carlos obrigou as escolas a fecharem as portas.

Bela ocasião para prolongar o tempo de agradecimento aos nossos historiadores… Importância de manter viva a memória das nossas pioneiras!

30 de janeiro – 11 maio : Visita e preparação para os votos perpétuos

A Irmã Bernadette Pinto está de visita à província da Índia do Nordeste, composta por 31 comunidades que se estendem desde o sopé dos Himalaias aos terrenos montanhosos de Sikim, Darjeeling, Kalipomg, Assam, Arunachal Pradesh, Butão e as planícies e vales do Nepal. Também animará a sessão preparatória dos votos perpétuos para 21 junioristas.

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias