Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
https://sj-cluny.org/12-de-Maio-dia-da-accao-de-gracas-1465
      12 de Maio : dia de acção de graças

12 de Maio : dia de acção de graças

A 12 de Maio de 1807, nove jovens emitem os seus votos religiosos na presença do bispo d’Autun, na igreja de S. Pedro de Chalon. 12 de Maio é um dia da acção de graças pela nossa família religiosa.


Fundação das irmãs de São José de Cluny

O Papa Pio VII passa por Chalon-sur-Saône depois de ter sagrado imperador Napoleão, em 1804. Ana e as suas três irmãs vão ao seu encontro e ele encoraja-as. Juntam-se a elas outras jovens. Ana procura o bispo d’Autun que lhe pede para redigir uma Regra de vida, depois pede os Estatutos para a sociedade nascente; estes são aprovados pelo imperador a 12 de Dezembro de 1806.

A 12 de Maio de 1807, nove jovens emitem os seus votos religiosos na presença do bispo d’Autun, na igreja de S. Pedro de Chalon.

“Somos religiosas!” escreve a Irmã Ana Maria que pode agora dar livre curso ao seu dinamismo. Obtém o usufruto do Seminário Maior d’Autun transformado em bem nacional, e acolhe aí crianças que ela educa e forma nos trabalhos manuais. Os feridos da guerra de Espanha afluem,

e as Irmãs transformam-se em enfermeiras à sua cabeceira. No fim de três anos é necessário procurar outra casa; Baltazar Javouhey compra para as suas filhas o antigo convento dos Récollets, em Cluny. O nome de Cluny, ligado ao das Irmãs de S. José, depressa se torna conhecido nos cinco continentes.

BOAS FESTAS! Feliz aniversário!

O dia 12 de Maio de 1807, na Igreja de S. Pedro de Chalon-sur-Saône, Ana Maria Javouhey com as suas três irmãs e mais 5 jovens pronunciaram os seus votos. Foi o nascimento da Congregação sob a protecção de São José.

Por ocasião dos 214 anos da fundação, convidamo-vos a unirem-se a nós na oração: louvemos, demos graças, porque o Espírito Santo continua a animar-nos para pôr o homem “de pé” em toda a parte onde somos enviadas.


- Ampliar o mapa

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Províncias