Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/A-Assuncao-2018-na-Casa-Mae-uma-festa-em-4-tempos
      A Assunção 2018 na Casa Mãe, uma festa em 4 tempos…

A Assunção 2018 na Casa Mãe, uma festa em 4 tempos…

Neste abençoado dia, em que celebramos a Virgem Maria, nossa Madre Geral perpétua e, por tradição, festejamos a Superiora Geral, as diversas comunidades reuniram-se de manhã para a bela oração de Laudes, onde expressamos calorosamente os melhores votos de boas festas a Soeur Clare Stanley, nossa atual Superiora Geral.


No final da manhã, às 11h30 o Padre Rémy, sacerdote das Missões africanas, presidiu à celebração eucarística que reuniu as irmãs das comunidades vizinhas. O pequeno coro da Casa Mãe e de outras vozes, cantaram em francês, inglês, espanhol, crioulo do Haiti e crioulo africano da Serra Leoa! Após a consagração, no momento da doxologia, seis Irmãs de quatro nacionalidades: indiana, senegalesa, guineense e haitiana, executaram o rito indiano do ARATI. Foi uma celebração cheia de alegria e de corres, perfumes e cânticos de todos os horizontes, à imagem da nossa Congregação!

Depois da missa, uma refeição fraterna reuniu um pouco mais de 60 irmãs… Uma equipa de animação digna dos maiores espetáculos (!) organizou tudo para destacar os talentos de umas e de outras: danças, cânticos, sketches… Havia realmente alegria! No fim da refeição, Soeur Clare Stanley aproveitou o momento para agradecer à comunidade do Sacré Coeur pela missa, a parte recreativa e a todos e todas que trabalharam nos bastidores. Agradeceu às irmãs que vieram celebrar e festejar a Assunção da Virgem Maria e associar-se ao tempo de convívio fraterno. Agradeceu igualmente ao seu Conselho presente e lembrou que a sua nova missão só será possível com todas as Conselheiras Gerais. Mais do que nunca, nós sentimos e saboreámos o “Cor Unum”.

De notar que o celebrante, Padre Rémy, esteve também connosco na refeição de convívio fraterno. Deu-nos a bênção final e aproveitou a oportunidade para agradecer às Irmãs esse bom tempo passado “em família”.

Para encerrar este belo dia de festa, cantámos solenemente as Vésperas e, em procissão pelos jardins, rezamos o rosário duma forma original acompanhado de cânticos à Virgem Maria - as paragens foram em frente das diversas estátuas da Virgem que se encontram na nossa propriedade. As dezenas rezadas em francês e inglês permitiram expressões diferentes. As irmãs rezaram e cantaram com todo o coração. A Santíssima Virgem estava presente no céu como na terra!

Deo gratias por este lindo dia de festa!

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias