Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Acontecimentos-Rota-para-a-abolicao-da-Escravatura-em-Vale-de-Saone
      Acontecimentos: «Rota para a abolição da Escravatura» em Vale de (...)

Acontecimentos: «Rota para a abolição da Escravatura» em Vale de Saône

Neste mês de Maio, enquadrado nas cerimónias oficiais em memória do Tratado da Escravatura e da sua abolição, Jallanges, Seurre e Chamblanc, estes três Conselhos do Val de Saône preparam-se para acolher, do dia 6 ao dia 11 de Maio, uma delegação dos habitantes de Maná.


Esta delegação vinda da Guiana, composta dos descendentes dos escravos libertados em Maná (Guiana) será acompanhada pelo senhor Georges PATIENT, Senador e Presidente da Câmara de Maná.

É uma parceria que existe desde 2011, da qual já surgiram 3florestas comemorativas, inauguradas nas comunas de Val do Saône, para lembrar a acção sem precedentes, de Ana Maria Javouhey, fundadora das Irmãs de S. José de Cluny.
Em 1838, enviada pelo Ministério da Marinha e dos cultos, a Madre Javouhey acompanhou, apesar de todas as dificuldades encontradas, os 147 primeiros escravos preparados, para serem homens livres, educá-los para encontrarem o seu lugar na sociedade.

Em conjunto, desejamos através deste acontecimento excepcional, no plano memorial, emocional e cultural reforçar os laços com a Guiana e mais particularmente com Maná para quem Ana Maria Javouhey, a sua “Ché Mé” continua um modelo de fraternidade e de humanidade entre os povos.

Programos dos encontros e festividades

  • 6 de Maio: Chegada da delegação a Chamblanc que será acolhida pelas autoridades locais, pela Irmã Agnès Thevenin, responsável provincial da Província França-Suíça, a directora e o conselho de administração do liceu Ana-Maria Javouhey.
  • 7 de Maio: Jornada de encontros e de descobertas do “Hotel-de-Dieu” em Beaune, acompanhadas por D. Marie-Thérèse Carcin.

Às 19 h Eucaristia na Igreja de Chamblanc presidida por Mgr. Rolland MINNERATH, arcebispo de Dijon.

  • 8 de Maio: Segundo os lugares de alojamento comemoração do 8 de Maio e acolhimento das famílias.

À tarde, visita guiada a Seurre, à Igreja onde Ana-Maria Javouhey foi baptizada, e do património, guiada por D. Caroline Robin e o senhor Jean-Louis Rousselet.

  • 9 de Maio: o dia será em Dijon: Visita à Câmara, visita-descoberta do museu de Belas- -Artes, visita guiada. Almoço na casa Diocesana, Avenida Voltaire. À tarde churrasco em Jallanges, aldeia onde nasceu a Madre Javouhey.
  • 10 de Maio: a manhã no liceu Ana-Maria Javouhey de Val de Saône, encontros culturais da delegação e de 7 classes: Primária da Cité Vert, Jacquemart e 8° ano do Colégio Dinet de Seurre, primárias de Echenon e de Esbarres, 8° ano do colégio Rameau Fontaine de Ouche e 8° ano do liceu. Descoberta da Casa Paterna de Ana-Maria Javouhey, expos…

A partir das 15 horas, visita à floresta memória de Chamblant, cerimónia oficial comemorativa dum memorial dos «escravos contratados» por Ana-Maria Javouhey em Maná, com a presença da Prefeita, autoridades da região de Bourgogne, Franche-Comté, as comunidades das comarcas de Val de Saône, autoridades locais, delegação de Maná, membros da Rota das abolições e do senhor Philipe Pichot, seu coordenador, duma delegação do Conselho Geral da Congregação de São José de Cluny, da Irmã Agnès Thevenin, responsável provincial da França-Suíça, Irmã Verónica Joseph, responsável provincial das Antilhas- Guiana, e conselhos municipais do cantão.

Tarde festiva, na sala de festas de Seurre.

  • 11 de Maio: partida da delegação para Paris.

Obrigada por partilharem connosco, pela oração, este belo projecto e, talvez, juntar-se a nós para a celebração da Eucaristia, no dia 7 e 10 de Maio, às 15 horas, na floresta memorial de Chamblanc

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias