Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Um-acontecimento-missionario-no-seguimento-de-Cristo-nas-pegadas-de-Ana-Maria
      Um acontecimento missionário no seguimento de Cristo nas pegadas de Ana (...)

Um acontecimento missionário no seguimento de Cristo nas pegadas de Ana Maria Javouhey

Região da Guiné 1893-2018

Ao fazer uma viagem pela história , o ano de 1893 marcou, sem dúvida, o acontecimento mais importante da história da Guiné: a chegada das irmãs de São José de Cluny.


A fim de manter o hospital em Conacry, a ideia de trazer religiosas de Cluny foi emitida pelo então governador Doutor Ballay.

As formalidades são feitas com as Irmãs de São José de Cluny. O acordo obtido, o governador prevê a sua implementação.

Foi assim que na véspera de Natal, as primeiras religiosas (Irmãs Rosine, Félix e Othilie) chegaram à Guiné , em plena construção, a 24 de dezembro de 1893 para estabelecer um hospital e uma escola para meninas.

Desde 1893 até ao presente, há mais de um século, as irmãs de Cluny prestam um imenso serviço pastoral à Guiné e à nossa Igreja particular. Quem, tem 125 anos de presença na Guiné.

Apesar de todas as dificuldades encontradas, elas sempre serviram, com alegria, determinação e amor, nos campos da educação, saúde e catequese.

Uma tal bênção de Deus merece ser celebrada na alegria e ação de graças.

Por isso, a partir do domingo 22 de outubro de 2017 (dia da abertura solene da celebração jubilar), até hoje 20 de outubro de 2018 (dia do encerramento da celebração jubilar), nós cantámos, dançámos e louvamos o Senhor pelas Suas maravilhas.

O ponto culminante desta celebração também é marcado pelos 25 anos de vida religiosa da Irmã Marie Pauline Soumah na nossa congregação.

O Senhor é digno de louvor por todos os seus benefícios em favor da região da Guiné e pelas numerosas vocações na nossa família religiosa. Participaram na missa de encerramento, as nossas irmãs dos países vizinhos, nomeadamente: Serra Leoa, Senegal e Gâmbia, com uma participação massiva de padres, religiosos e religiosas, bem como fiéis da diocese.

Damos graças a Deus por todas as suas graças e bênçãos desde a época das nossas antecessoras até agora em homenagem às filhas de Ana Maria Javouhey na Guiné.

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias