Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
https://sj-cluny.org/As-Irmas-de-Cluny-celebram-50-anos-de-servico-dedicado-na-Papuasia-Nova-Guine
      As Irmãs de Cluny celebram 50 anos de serviço dedicado, na Papuásia-Nova Guiné

As Irmãs de Cluny celebram 50 anos de serviço dedicado, na Papuásia-Nova Guiné

Quando os missionários têm a inspiração de se disponibilizar para servir em lugares distantes, têm apenas uma vaga noção do que os espera ou, por vezes, a razão porque vão, apenas sabem que são chamados em missão. ... Ei-las, portanto, um pequeno grupo de Irmãs, a pedido do Arcebispo de Melbourne, Dom Knox, na época, a caminho, pela primeira vez em 1971, para o «País do Inesperado», como é chamado. (Revista Cluny do 50º Aniversário). Na foto, as irmãs Fátima Mafu e Sylvian Aua


Discípulas Missionárias para um Mundo Novo

Em 23 de janeiro de 2021, as nossas Irmãs da Papuásia-Nova Guiné (PNG) celebrarão os 50 anos da presença de Cluny em PNG. A seguir estão alguns extratos da Revista do 50º Aniversário, seguidos de uma cópia em PDF de toda a revista.

Extrato da mensagem da Superiora Geral

Irmã Clare Stanley

... Deus levou-vos para um lugar onde havia, e onde ainda há, «um pouco de bem» a fazer. Damos graças pelos 50 anos durante os quais o mesmo Deus vos guiou e apoiou, primeiro em Kanabea, depois em Bema e, mais recentemente, em Port Moresby, permitindo-vos partilhar a Boa Nova nesse canto do mundo.

Desejo-vos todas as bênçãos possíveis, enquanto refletis e celebrais os últimos cinquenta anos com as pessoas a que fostes chamadas a servir. Que o nosso Deus, que vos ama, guarde os vossos corações abertos ao apelo do Espírito no futuro.

Trecho da mensagem da Superiora Provincial

Irmã Rachel Arputham

… Por ocasião dos 50 anos da nossa presença no país, neste ano de jubileu de ouro, nós, as Irmãs de Cluny, desejamos celebrar a fraternidade espiritual e a profunda experiência humana que partilhámos com os habitantes de Kamea e de Port Moresby. O espírito e o carisma da nossa Congregação religiosa vêm da tradição apostólica de «libertar e dinamizar todas as pessoas e a pessoa inteira».
A nossa Fundadora, a Beata Ana-Maria Javouhey, que trabalhou na emancipação dos escravos no século XIX, é o nosso guia para a missão. As nossas pioneiras de Melbourne chegaram à Província do Golfo em 1971 e iniciaram o Ministério da Educação e da Saúde, que continua até ao presente.
Considero-me.… uma missionária chamada e enviada a este belo país da Papuásia-Nova Guiné. Que Deus continue a abençoar este país e o seu povo!

Trecho da mensagem do bispo de Kerema

Bispo Pedro Baquero sdb

... Há cinquenta anos, as Irmãs de Cluny começaram, modestamente, a sua presença e o seu trabalho no posto católico de Kanabea, na diocese de Kerema. Tomaram uma decisão muito corajosa e heróica. Hoje, enquanto celebramos o jubileu de ouro da sua presença missionária neste país, reconhecemos a graça de Deus que age através das nossas Irmãs de Cluny. Com a sua rica história, elas são verdadeiramente a encarnação da Presença amorosa e fiel de Deus.

... Em nome da diocese de Kerema, desejo expressar às Irmãs de Cluny, a minha sincera gratidão e admiração. Apreciamos verdadeiramente a sua preciosa contribuição para o desenvolvimento e a evangelização do nosso povo. Creio que, apesar dos grandes desafios, por vezes mesmo com frustrações, testemunham a Sua Presença amorosa e a Sua fidelidade às ovelhas. Trabalhei pessoalmente em estreita colaboração com algumas delas e posso testemunhar a sua simplicidade, dedicação e audácia para chegar às populações. ...

Baixar a revista: (PDF / Inglês)

Revista do 50º Aniversário

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Províncias