Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/As-etapas

As etapas

Pelo Batismo e a Confirmação, todo o cristão é consagrado a Deus. Mas alguns, mulheres e homens, são chamados por Deus para viver de maneira particular essa consagração batismal, pela opção de um estado de vida ou um compromisso num Instituto.
Estas mulheres e homens consagram-se assim por um compromisso definitivo e fazem profissão de seguir Cristo de uma maneira radical.


O chamamento à Vida Religiosa : uma vocação particular

A vida religiosa é uma das muitas formas de vida consagrada.

Deus continua a chamar hoje, mulheres e homens, a seguir Jesus Cristo, unindo-se a uma Congregação religiosa, para viver segundo um carisma particular inspirado pelo fundador do Instituto.
Este chamamento faz-se na liberdade e passa muitas vezes através de testemunhos que Deus coloca no caminho daquele que chama. Após um tempo de acompanhamento, às vezes com o serviço de acompanhamento vocacional duma diocese ou com uma Irmã, uma jovem pode pedir para começar a formação na nossa Congregação.

Postulantado (ou a provação prévia)

JPEG - 102.3 kb
Postulantes de Madagáscar

Esta primeira etapa na Congregação deve permitir uma transição progressiva. Dura entre seis a dois anos. Tem como objetivo fazer tomar consciência do que é o chamamento de Deus e as riquezas e exigências da vida religiosa vivida na nossa Congregação e preparar-se para dar ao Senhor uma resposta livre e responsável.
É uma etapa de discernimento.

Noviciado

JPEG - 106.2 kb
Noviças da India

A segunda etapa dura dois anos. O noviciado está centrado na pessoa de Cristo, “ é a Ele que as noviças se empenham em melhor conhecer e amar”. O primeiro é consagrado à formação religiosa. Durante o segundo ano, as noviças alternam estágios em comunidade e tempos de formação espiritual e religiosa.
Vivendo em comunidade, iniciando-se na prática dos Conselhos Evangélicos, na procura da Vontade do Pai, especialmente na oração, as noviças preparam-se para o compromisso temporário, etapa para uma consagração definitiva.

Junioristas de Portugal

Juniorado (da primeira profissão à profissão perpétua)

Dura entre seis a nove anos, em comunidade. As irmãs progridem na sua vida de união com Deus, na vida fraterna e na prática dos conselhos evangélicos. O juniorado prepara as Irmãs para desempenharem a missão confiada pela Igreja à Congregação. As Irmãs procuram aprofundar a sua formação teológica, espiritual e apostólica para cumprir melhor a sua missão.
blank
blank
blank
blank
blank

Profissão perpétua

JPEG - 102.5 kb
Votos Perpétuos no Brasil

Ao terminar o tempo dos votos temporários, a Irmã compromete-se definitivamente pelos votos perpétuos, expressão do dom total a Deus na Congregação.

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias