Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/Rota-das-abolicoes-da-escravidao
      Rota das abolições da escravidão

Rota das abolições da escravidão

Lançada em 2004, a «Rota das abolições da escravidão» se relaciona com o projeto internacional da «Rota do escravo» apoiado pela ONU e a UNESCO sobre o dever de memória e se posiciona sendo a aplicação da Lei do dia 10 de maio 2001 adotada por França e «reconhecendo o tráfico negreiro e a escravidão sendo crime contra a humanidade». Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação das irmãs de S. José de Cluny, está incluída neste projeto.


Todos os homens, filhos do mesmo Pai, são fundamentalmente iguais. Não basta declarar alguém livre, para que o seja. É preciso uma aprendizagem da liberdade, sobretudo depois de condições de vida que destroem um ser nos seus fundamentos humanos.

Ana Maria Javouhey, libertadora dos escravos, lembra a tempo e contra tempo a dignidade de todo o ser humano.

Para romper as cadeias injustas, “dar liberdade aos oprimidos” (Profeta Isaías) Ana Maria vai provar ao governo que os homens e mulheres, feitos escravos, são capazes de se reintegrarem harmoniosamente na sociedade.

A nossa fundadora com outros homens da história (os anónimos de Champagney, o padre Henrique Gregório, o rebelde Toussaint Louverture, o Senador republicano Victor Schœlcher) passaram a tocha da justiça e da liberdade. Mostraram-nos o caminho.

O seu caminho continua hoje nesta «Rota das abolições da escravidão e dos Direitos do Homem» que honra as suas memórias e nos convida a transmitir as suas mensagens.

Para saber mais :

(Francês)

  • Uma exposição itinerante: Ana Maria Javouhey Javouhey (Descobrir a exposição) Criada pela Rota das abolições em ligação com a associação de Chamblanc a Maná sobre a rota dos libertos, esta exposição apresenta a vida de Ana Maria Javouhey, fundadora da congregação de S. José de Cluny e libertadora de escravos em Maná.

(Português)

(Espanhol)

(Inglês)

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias