Soeurs de Saint-Joseph de Cluny
http://sj-cluny.org/India-do-Sul-Central-Salem
      India do Sul Central (Salem)

India do Sul Central (Salem)

A Província do Sul Central foi constituída a 15 de julho de 2009, resultante da divisão da Província do Sudoeste nessa época. Sœur Jocelyne Karyapurayidathil foi a sua primeira Superiora Provincial recebendo o mandato nesse mesmo dia. A Província nos seus inícios era composta por 17 comunidades com 171 irmãs professas. A Casa provincial encontra-se numa aldeia do Distrito de Salem au Tamil Nadu na Índia.


  • 20 comunidades
  • 176 irmãs
  • Fundação em 1894 – (ereta em Província em 2009).

A maioria das actuais comunidades encontram-se nas regiões rurais onde as pessoas são pobres em todos os sentidos.
Em certas aldeias, as pessoas têm de fazer uma hora ou mais para chegar ao transporte público mais próximo para irem à cidade fazer as suas compras.

A Província tem apostolados diversos embora a maior parte está comprometida na educação oficial ou informal. As irmãs chegam a juntar um grande número de pessoas para este ministério.
Cerca de 15 000 alunas recebem uma educação nas escolas Cluny da Província.
A maior parte destas escolas estão situadas em aldeias ou regiões longínquas onde as irmãs responsabilizam-se pela boa educação e formação das crianças que dela seriam privadas.
Nós tivemos dificuldades em continuar com este ministério da Saúde nesta Província na sequência de novos regulamentos do Governo, todavia atualmente está melhor. Uma das irmãs, diplomada em medicina, começou a assumir serviços no nosso hospital e no nosso dispensário.
Os Centros de Saúde Cluny estão inseridos nas aldeias do interior onde os pobres não têm nenhuma estrutura sanitária para receber tratamentos. Como são carenciados economicamente, não podem ir aos hospitais das cidades. Por este facto os Centros de Saúde Cluny são uma bênção para eles.
Na Província são assegurados diversos apostolados no sector social junto :

  • idosos carenciados,
  • lares para órfãos,
  • filhos de vítimas do Sida,
  • ministério das prisões,
  • formação dos deficientes,
  • educação de crianças pobres apadrinhadas por benfeitores
  • promoção para a autonomia social e económica das mulheres.

A este apostolado que está ao serviço dos mais pobres e dos que têm graves problemas, é sempre apreciada a contribuição dos generosos benfeitores.
Este apostolado social da Província trabalha pela liberdade e autonomia de grupos mais vulneráveis : mulheres, crianças e pobres.

As irmãs também estão ativas na Pastoral. Trabalham na Evangelização em todas as nossas paróquias.
No Estado de Kerala, embora as irmãs estejam comprometidas a tempo inteiro na educação, estão plenamente implicadas nas atividades pastorais das suas respectivas paróquias.
Em Tamil Nadu algumas das nossas irmãs assumem a Pastoral a tempo inteiro, numerosas outras dão catequese e animam as diversas associações paroquiais. Duas das nossas comunidades responsabilizam-se pelo ministério da « Oração e Ajuda psicológica”.
Como a Província tem um grande número de irmãs que atingiu a « idade da serenidade », damos uma importância particular aos cuidados com as nossas Irmãs idosas e, com este fim, uma comunidade adquiriu equipamento e pessoal profissional necessário.

Contatos

  • Site web : http://clunyindia.org
  • Email : clunyprovslm chez gmail.com
  • Endereço : Boominaickanpatti 636 304, Omalur Tk, Salem Dt., Tamil Nadu, India
  • Telefone : +91 0427 2385285

Réagir à cet articleReagir a este artigo

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?

Site Vaticano

Notícias Vaticano

União das Superioras gerais

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP)

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Leituras da missa do dia

Santo(a) do dia

Províncias